A elevada atratividade empresarial, observável pela procura de empresários nacionais e internacionais para a instalação de investimento no concelho e o incentivo aos investimentos de base territorial neste Município, conduziu a INOVAGAIA ao desenvolvimento de uma estratégia de Acolhimento Empresarial. Esta estratégia integra diversas valências, nomeadamente as prioridades estabelecidas para os Parques Empresariais e a dinamização das restantes áreas de acolhimento industrial existentes no Concelho.
O Parque Empresarial de S. Félix da Marinha assume-se como uma infraestrutura de acolhimento empresarial qualificada, ao serviço da estratégia de desenvolvimento empresarial e de ordenamento territorial do Concelho de Vila Nova de Gaia.
Inserido na Área Metropolitana do Porto (AMP), constitui um nó importante da Rede Regional de Acolhimento Empresarial.
Constituem objetivos gerais do Parque Tecnológico de S. Félix da Marinha:
O Parque Empresarial de S. Félix da Marinha reserva uma oferta considerável de espaço para instalação de empresas de serviços, o que permitirá a disponibilização de uma gama diversificada de serviços de apoio à gestão. Estas empresas encontram no Parque a localização ideal pela proximidade a um mercado potencial de significativa relevância bem como excelentes acessibilidades para qualquer ponto do país.
É de salientar ainda os serviços de apoio à gestão prestados pela própria INOVAGAIA no que concerne ao apoio às empresas instaladas, que beneficiarão da experiência já obtida bem como da proximidade.
Haverá pois que distinguir entre os serviços de apoio à gestão prestados pela própria sociedade gestora e os serviços prestados por outras empresas prestadoras de serviços, que encontrarão no Parque Empresarial a localização ideal, mesmo em termos de proximidade a um mercado potencial significativo.
Dando continuidade aos objetivos traçados em 2006 pelo Município de Vila Nova de Gaia e com vista a estimular o surgimento de novos projetos empresariais, capazes de induzir a transformação e modernização do tecido económico local, a INOVAGAIA encaminhou cerca de 35 empresas, 25 das quais já constituídas e 10 novas empresas.
As Condições excecionais negociadas entre o Município de Vila Nova de Gaia e o IAPMEI, asseguram condições especiais para a instalação de empresas, nomeadamente a redução da renda, em 50% sobre o valor médio praticado pela LABORIMOVEIS, durante os primeiros 18 meses do contrato de aluguer.
Esta parceria, gerida pela INOVAGAIA, tem permitido ter captado quase meia centena de projetos empresariais, novos e já existentes, capazes de induzir a transformação e modernização do tecido económico local.