Newsletter

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das nossas novidades.

Os seus dados não serão trasmitidos a terceiros.

  • Início
  • Apresentação
  • Incubação
  • Formação
  • Consultoria
  • Internacionalização
  • Gaia E-Local
  • Financiamento
  • Projetos Portugal 2020
  • Aluguer de Espaços
  • Acolhimento Empresarial
  • Associados
  • Notícias
  • Contactos
  • Início
  • Apresentação
  • Incubação
  • Formação
  • Consultoria
  • Internacionalização
  • Gaia E-Local
  • Financiamento
  • Projetos Portugal 2020
  • Aluguer de Espaços
  • Acolhimento Empresarial
  • Associados
  • Notícias
  • Contactos

Pampilar

Com uma experiência empresarial desde 1986, ainda enquanto estudante, inicio a Pampilar em 1992.
A Pampilar é uma empresa detida a 100% por capitais Portugueses, e dedica-se à produção de produtos de papel de um só uso, como: guardanapos, lenços, rolos de cozinha e papel higiénico, para consumo doméstico.
Para além da marca Pampilar produz marcas de grandes distribuidores como: Continente, Lidl, Intermarché, Auchan.
Graças à contínua atividade de desenvolvimento e inovação, a Pampilar tem tido um crescimento contínuo, apoiada em tecnologia sempre atual, de forma a servir com excelência a grande distribuição, com produtos atuais e inovadores, aumentando assim a sua conotação de Inovador e Prestador de serviço de excelência.
A excelência é o nosso objetivo e, nesse sentido, queremos estar sempre na vanguarda, com sistemas e máquinas de produção para produzir produtos de alto valor qualitativo.
Assim, projetamos um novo desenvolvimento industrial, tendo em conta as eficiências industriais, logísticas e energéticas, que será realizado num espaço que permita centralizar as diversas unidades que temos de transformação em Serzedo e potencializar o crescimento nessa mesma área.
A atenção que damos ao mercado Nacional é da máxima importância, embora tenhamos tido boas experiências a nível de exportação, com produtos inovadores como papel higiénico e rolo de cozinha (Flashy) cores, sendo a segunda empresa a apresentar este conceito inovador.
O concelho de Gaia foi criador de grandes marcas e empresas em diversos setores, tendo criado um património de conhecimento e experiência industrial de relevo nas áreas automóvel, cerâmica, componentes, etc, pretendendo a Pampilar, também aqui, deixar a sua marca na área do papel.
Este novo ciclo de investimento vai ser efetuado faseadamente, mas tendo uma área geográfica definida de base. Contudo, Vila Nova de Gaia tem estruturas para esse desenvolvimento, o que nos agrada pela ligação histórica existente.
Tendo faturado em 2012 - 10 milhões de euros -, 2013 - 19,5 milhões de euros -, o aumento das capacidades produtivas, tecnologicamente avançadas, as sinergias logística-produção são imperativas para um contínuo crescimento e apoio ao desenvolvimento da grande distribuição, enquanto fornecedores Nacionais e independentes.

ENC-Energy

A génese do grupo ENC remonta a 2003, ano de constituição da empresa ENC – Consultadoria e serviços de energia, Lda., por um grupo de empreendedores com formação de base de engenharia, com fortes e reconhecidas competências na área da energia.
Orientada para o fornecimento de soluções de energia renovável e serviços no âmbito da eficiência energética, a ENC especializou-se no segmento do biogás, área de negócio que constitui o seu core business. O crescimento sustentado do grupo passou pela criação de novas unidades de negócio e a entrada em novos mercados.
“O nosso percurso de crescimento e o aumento do número de recursos humanos, levou-nos à necessidade de procurar uma sede com uma localização privilegiada que permitisse, por um lado, flexibilidade ao nível de espaço para uma rápida adaptação ao nosso desenvolvimento, e, por outro, o acesso a uma infraestrutura com os serviços partilhados que pretendíamos”, conforme afirmou Jorge Matos, CEO da ENC.
E indicou ainda: “Na INOVAGAIA encontramos as condições que procurávamos para que a nossa equipa pudesse crescer de forma sustentada e potenciar novos negócios.”
O processo de internacionalização para o mercado brasileiro, iniciado em 2011, foi um passo fundamental que permitiu aumentar a competitividade do grupo, em particular da divisão Biogas & Water. A dinâmica de mercado levou a uma estratégia de diversificação relacionada, que se materializou na criação das divisões de Heat & Power e de Waste Valorization, consolidando o posicionamento de tecnólogo na área do ambiente e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Os nossos desafios de gestão passam, entre outros, por manter uma forte cultura de inovação que garanta a prestação de serviços de qualidade, tentando ultrapassar as típicas dificuldades sentidas pelas PME num contexto cada vez mais dinâmico.

Douro Marina

A Douro Marina e a valorização do capital humano.

Desde o início deste projeto, em 2010, a Douro Marina identificou como objetivo principal da sua existência desenvolver um empreendimento que proporcionasse aos seus clientes e visitantes um conjunto de serviços de qualidade muito elevada, que permitissem a vivência de momentos ou experiências memoráveis.

Sendo assim, iniciámos este percurso com a conceção de uma infraestrutura náutica que cumprisse e ultrapassasse todos os standards internacionais, nomeadamente os que definem os níveis de conforto e segurança para o utilizador náutico, acrescentando numa fase posterior a construção de um conjunto de edifícios com arquitetura reconhecidamente notável e de qualidade, que tem a aspiração de poder alojar no seu interior um conjunto diversificado de atividades.

No entanto, temos como fundamental que o sucesso deste empreendimento só se obterá com uma resposta de elevado nível às solicitações que nos são colocadas, através do trabalho diário dos nossos colaboradores, na sua permanente motivação e qualificação, e que o fator humano será seguramente o que nos distingue junto dos nossos clientes.

Nessa medida, a equipa da Douro Marina tem adoptado uma forma de trabalhar que se inspira na indústria hoteleira e tem desenvolvido formas de capacitar os seus colaboradores com a formação necessária a essa postura profissional.

Essa formação faz-se num primeiro nível através do enquadramento e da forma como devem desenvolver as funções em cada posto de trabalho, complementando esses soft skills através de formações específicas, quer seja na operação de equipamentos e segurança marítima, quer seja na área de atendimento turístico e comercial.

Alfatubo

A ALFATUBO, LDA, com sede em Serzedo – V. N. Gaia, foi fundada em 1989 por 2 irmãos – sócios gerentes, inteiramente a partir de capitais nacionais.

Iniciou a sua laboração em 1992 na área de Tubagens Plásticas e Acessórios. É atualmente uma referência incontestável, pois tem por base uma Política de Qualidade fundamentada no compromisso de Inovação, Melhoria contínua, Liderança e aposta na Formação e Motivação dos seus Colaboradores.

Fornece soluções eficientes para Distribuição de Água Potável, Gás Natural, Águas Residuais, Instalações Sanitárias, Aquecimento Central de edifícios, Geotermia, Proteção de Cabos, Telemetria e Agricultura.

A ALFATUBO tem uma vasta gama de produtos certificados por entidades de certificação em vários países europeus, CERTIF (Portugal), AENOR (Espanha), LNE (França).

Para a ALFATUBO as pessoas são um dos pilares fundamentais do seu sucesso. A criação de valor e a promoção de um crescimento continuo e sustentado, depende fundamentalmente, dos seus recursos humanos competentes e motivados, proporcionando formação permanente aos Colaboradores, e também colabora com entidades externas, nomeadamente com escolas locais e universidades, abrindo as suas portas a estágios profissionais e ao contacto direto com o mundo do trabalho.

Os objetivos atuais são o alargamento da sua área de influência a todo o território nacional e a mercados externos através da implementação de um programa de investimentos no concelho de V. N. Gaia, tendo em vista o reforço da sua competitividade, o aumento e melhoria da capacidade produtiva e logística, permitindo assim a manutenção dos postos de trabalho existentes e abrindo portas ao recrutamento de novos Colaboradores. 

Gaia Porto Hostel

As diversas viagens pelos mais diversos continentes aliada à enorme paixão pelas diferentes culturas, foram responsáveis pelo surgimento da ideia de trazer o conceito de Hostel para o lado de cá do Rio, para Vila Nova de Gaia. “A melhor vista do Porto!”

Graças a um conceito totalmente familiar, onde o lema é “A sua casa, longe de casa”, estamos neste momento, em plena consolidação, ao cabo de apenas 2 anos, no mercado de alojamento nas Cidades de Gaia e Porto. Considerados, pelos hóspedes que por aqui passam, como um dos melhores hostels do país, estamos no topo das avaliações em todos os sites de reservas e avaliação mundial (ex: Booking.com; Tripadvisor.com).

O Hostel Gaia Porto é o único Hostel na Cidade de Vila Nova de Gaia, localizado em pleno centro histórico, rodeado pelas mais conceituadas companhias do Vinho do Porto e a apenas 800 metros do Rio Douro. A oferta de alojamento é variada, desde quartos duplos, suites a camaratas, onde a partilha é a palavra de ordem. Em todas as tarifas o pequeno-almoço está incluído. Dentro das várias atividades que proporcionamos destacamos as visitas gratuitas com prova de vinhos incluida nas caves de vinho do Porto, visitas guiadas pelas duas cidades, aluguer de bicicletas, jantares temáticos, onde a nossa gastronomia é colocada à mercê de quem nos visita, e por fim serviço de massagem e relaxamento.

Pela sua localização, no topo de uma colina, o Hostel Gaia Porto, através do seu jardim panorâmico, com vistas para a Cidade do Porto e para o Rio Douro, constitui uma excelente alternativa para pequenos jantares românticos, jantares de empresas ou simplesmente para um cafezinho ao final da tarde.

Os objetivos atuais passam pela criação de novas atividades, das quais os nossos hóspedes possam usufruir, com o objetivo pimodial de que prolonguem a sua estadia no Hostel e na Cidade.

Marta Saavedra e João Saavedra

Veja a reportagem no youtube

 

Canto das Aves

Há 35 anos, empurrada pelo pai, Anabela Gomes entrou no negócio de venda de animais e apaixonou-se, em especial pelos peixes. Até hoje, essa paixão tem crescido. O negócio mantém-se, embora noutro local, e, apesar de todas as dificuldades económicas que assolam o país, a proprietária está satisfeita com o resultado da empresa.

Há quatro anos, numa pesquisa pela internet, Anabela Gomes encontrou o Programa Gaiafinicia. Com ele, aproveitou e fez crescer ‘O Canto das Aves’. Deixou as antigas instalações, investiu num espaço, na rua da Rasa, em Mafamude, e apetrechou com o equipamento digno os animais. Especializada sobretudo em pássaros e peixes, é nestes últimos que mais despende atenção… e verbas! A empresária ressalva que, “se não fosse o Gaiafinicia, nunca conseguiria atingir o nível que a loja tem, neste momento”.

Cães e gatos não fazem parte desta loja de animais. Porquê? Simples, “apostamos efetivamente na Aquariofilia. Mantemos um serviço muito profissional nesta área. É isto que nos distingue! Sempre fugi do setor onde há muita coisa, os petshops, por norma, o que têm mais são cães e gatos.”

Tendo como mascote um pequeno tubarão, Anabela Gomes diz que grande parte dos clientes que passa por lá já a acompanha há anos, “desde o tempo da outra loja”, muito devido à variedade de peixes e ao tempo que lhes dedica.

A variedade, o profissionalismo e o cuidado com os animais é uma das mais valias que os clientes mais apreciam e, por isso mesmo, não se importam de fazer quilómetros para comprar com qualidade.

O novo hobby da empresária é a incubadora, fazendo criação de algumas espécies de peixes. Uma paixão que Anabela Gomes gosta de manter e de ver crescer.

Nobrerigor

Instalada há catorze anos em Vilar do Paraíso, a empresa NOBRERIGOR – Contabilidade e Consultoria de Gestão, Lda., já existe desde 2001. Formado em Gestão Comercial e Contabilidade, este empresário sempre atuou na área. “Trabalhei sempre em contabilidade, desde os 18 anos com o meu tio, mesmo não sendo ainda formado”, explicou Manuel Fonte.

Esta é uma das empresas – no caso de Contabilidade - que recebeu o apoio do GaiaFinicia. Manuel Fonte é o proprietário e reconhece que “é deste tipo de apoio que o país precisa. Apoio destinado às Pequenas e Médias empresas que, na realidade são a maioria em Portugal”.

Ficou a conhecer o programa através do BPI e, como já tinha o espaço, o financiamento serviu para as obras necessárias no mesmo, aquisição de mobiliário de escritório, aumento do equipamento informático, e para a implementação da parte tecnológica, nomeadamente, do site que, segundo o empresário, não tem sido o principal motor de procura do gabinete. “Sinceramente, o que me parece é que as pessoas, quando vão à procura de um contabilista não vão a sites. Geralmente vão atrás do conselho de pessoas amigas. Funciona mais o conceito de passa a palavra”, salienta Manuel Fonte.

Clínica Sorridente

Sara Lopes é o rosto que recebe todos os clientes na Clínica Sorridente. Recebe e trata. É dentista há 15 anos. 

Neste momento, a Clínica consegue autossustentar-se, mas o objetivo da responsável é alargar as mais-valias, desejando investir num novo aparelho que permita mais eficiência na análise de diagnóstico.

A empresária diz que atingiu, em quatro anos, perto de 600 clientes, mas reconhece que as pessoas continuam a procurar tratar prolemas orais na farmácia, com recurso a medicamentos e, em último recurso é que procuram as clínicas da especialidade. Porquê? “Questões financeiras. Neste momento, a maior dificuldade que temos é a falta de dinheiro por parte dos pacientes”, reconhece Sara Lopes.

O GAIAFINICIA foi encontrado, por acaso, na internet. Procurava uma forma de financiamento para o equipamento para a clínica (cadeira, auto clave e até obras de restruturação) e encontrou o GAIAFINICIA. No total, a empresa garantiu os 45 mil euros de financiamento deste programa, crédito que termina em 2016. “Sem ele não era possível ter a clínica. O GAIAFINICIA foi tão importante para nós porque se não fosse ele não estava aqui a esta hora”, garante Sara Lopes.

Floresta Mágica

A qualidade do que fazemos depende em grande medida da consciência que tivermos do rumo a seguir e do ponto de chegada onde esse rumo nos levará. Considerando esta perspectiva, a Floresta Mágica definiu a sua estratégia para o próximo triénio e entendemos que é muito importante partilhá-la aqui com toda a comunidade educativa no que respeita aos seus vectores essenciais.

A nossa estratégia tem como propósito fundamental o crescimento quantitativo e qualitativo da instituição. Quantitativamente, pretendemos continuar a crescer em dimensão através do aumento da capacidade física instalada e consequente aumento da comunidade escolar. Qualitativamente, queremos continuar a crescer na excelência e abrangência dos serviços prestados tornando a actividade de desenvolvimento das crianças num processo rico e multifacetado. Para traduzirmos estas orientações partilhamos as seguintes dimensões estratégicas da Floresta Mágica:

A Floresta Mágica está sediada em Arcozelo há cerca de 23 anos, cuja oferta formativa contempla três valências: creche, pré-escolar e ATL para um universo de cerca de 140 alunos. A estratégia estabelecida há cerca de 6 anos, levou-nos a criar novas instalações, cujo investimento obrigou a um esforço financeiro muito elevado.  O apoio do GaiaFinicia que serviu para “ajudar a complementar o edifício com equipamentos que não tínhamos”. Acresce que este tipo de apoio deveria ser ampliado, dando assim a possibilidade a aumentar a infraestrutura, com uma nova oferta formativa, neste caso o 1º ciclo. 

VIVCanelas

Há pouco mais de um ano, em parceria com a Junta de Freguesia, Luís Marques viu a concretização de mais um projeto: a abertura do Ginásio VIVCanelas.

Situado ao lado do Estádio do Futebol Clube de Canelas, o espaço – cedido pela autarquia local – foi construído de raiz e contou com o apoio do Gaiafinicia, uma “ajuda bastante importante para este projeto já que o VIVCanelas foi considerado como uma startup”, um entrave para a ajuda por parte das entidades bancárias. O empresário recomenda o Gaiafinicia, “não só pela ajuda financeira, mas porque também promove o emprego”.

O valor do fundo serviu para comprar as máquinas para equipar o espaço, servindo os clientes do ginásio para as atividades individuais e coletivas, como por exemplo a musculação, running, zumba, pilates, cycling ou Krav Maga.

“Temos os meios para todas as necessidades, agora o nosso objetivo passa pelo crescimento”. Luís Marques sonha com mais uma valência para o VIVCanelas: a construção de uma piscina coberta. Esta nova estrutura inexistente na freguesia servirá para responder às necessidades da comunidade, promovendo o bem-estar físico e mental dos canelenses. “Estamos a tentar, de novo, junto da INOVAGAIA, ter um apoio para o investimento para a construção dessa piscina”, cujo orçamento ronda os 150 a 200 mil euros.

Este ginásio é o segundo do empresário que conta com um espaço semelhante nos Carvalhos, freguesia de Pedroso.

Dermovet Pharma

Rui Rodrigues é o rosto de uma marca que nasceu na INOVAGAIA. Chama-se Dermovet Pharma e é uma empresa que tem como como principal objetivo incorporar nas suas formulações novas substâncias, que respondam eficazmente às exigências do médico veterinário na sua prática clínica.

O que a distingue das outras semelhantes? A investigação e o número de produtos. São poucos, mas são o resultado de meses de investigação e de testes que comprovam a eficiência destes produtos veterinários de vertente dermatológica.

Segundo o responsável da Dermovet Pharma, atualmente existem três produtos no mercado: CICAVET - cicatrizante tratamento de feridas e ulcerações da pele. TAGUYFUR CP - Champô coadjuvante de tratamentos e TAGUYFUR FS - Champô veterinário. Porém, estão a ponderar abrir o leque de produtos para marcas ‘brancas’ que, posteriormente, poderão ser vendidas por exemplo em grandes superfícies. Para já, são exclusivos nas Clínicas de Veterinária.

Rui Rodrigues revela orgulhosamente que o investimento que a empresa faz na inovação, na investigação e na certificação dos produtos são a grande diferenciação da Dermovet. Podia ter mais artigos, mas não arrisca. “Só os melhores” e, para serem os melhores, são precisos muitos testes que o certifiquem.

A Dermovet Pharma foi uma das primeiras empresas que contou com o apoio do GaiaFinicia, que serviu essencialmente como base de lançamento para o seu primeiro produto, o TAGUYFUR.

Rui Rodrigues

Sócio-Gerente

Maria Cristina

Até pode parecer que não há fórmula mágica, mas, na verdade, quando se fala de Broa de Avintes, fala-se de Maria Cristina. Uma referência de décadas, não só na freguesia, mas também além-fronteiras, em França, nomeadamente.

Sérgio Gomes é agora o rosto da empresa. Filho de Maria Cristina, assumiu o património e toda a tradição da Broa mais procurada de Avintes.

O cheiro da Broa toma conta de toda a fábrica. Ora aquece os fornos, ora liga as gigantes taças batedeiras para que nada falhe nesta confecção. Vão parando aqui e ali porque há sempre um conterrâneo que lhes bate à porta para comprar a famosa.

Trabalham com as grandes superfícies comerciais e agora começaram – embora a uma escala reduzida – a exportação para uma pequena comunidade portuguesa em França.  Para além de servirem muitas padarias que não prescindem desta qualidade. Há para todos os gostos. A tradicional, que se vende em maior escala, e a que leva chouriço, uma inovação que começa a ter alguns apreciadores.

Maria Cristina Fabricante de Broa, Lda. é mais um caso de sucesso do Gaiafinicia. Aproveitou o financiamento para a compra de equipamento. Hoje, já está no terreno o alargamento da fábrica. Para além do espaço, Sérgio Gomes explica que se torna difícil carregar os camiões na rua, estando por isso previsto um espaço para estacionarem sem taparem a rua em que se localizam. 

O segredo continua na família. Fechado a sete chaves. E, pelo crescimento, prevê-se que as Broas da Senhora Maria Cristina continuem a dar que falar durante muitos anos.

Sérgio Gomes

Sócio-Gerente

VIVCanelas

Testemunho de Luís Marques, Proprietário

Clínica Sorridente

Testemunho de Sara Lopes, Gerente

Canto das Aves

Testemunho de Anabela Gomes, Gerente

  • Início
  • Apresentação
  • Incubação
  • Formação
  • Consultoria
  • Internacionalização
  • Gaia E-Local
  • Financiamento
  • Projetos Portugal 2020
  • Aluguer de Espaços
  • Acolhimento Empresarial
  • Associados
  • Notícias
  • Contactos
  • Newsletter

Todos os direitos reservados @2014

Morada:
Avenida Manuel Violas, 476
4410 - 137 S. Félix da Marinha
Vila Nova de Gaia
Portugal
Ver no mapa

Telefone:
227 334 140/1

Fax:
227 334 149

Email:
inova@inovagaia.pt